(11) 2381-1040      |         +55 1199027-1809
   pedagogicoparqueescola@gmail.com

Parque Escola Fundamental

O PARQUE ESCOLA AGORA TAMBÉM É PARQUE ESCOLA FUNDAMENTAL!

Nosso projeto pedagógico estendido também aos maiores!

Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se ama, em que se adivinha. A escola que, apaixonadamente, diz sim à vida.” Paulo Freire
O Parque Escola Fundamental chega para dar continuidade ao processo de auxiliar os alunos a serem quem são, estimulando-os a se posicionarem diante do mundo como seres pensantescríticosempáticos e conscientes
Os estudos mais recentes de neurociência nos indicam caminhos mais eficientes para o aprendizado real das crianças do que os caminhos percorridos nos últimos séculos. Tudo se modernizou e a educação também vem passando por esse processo. Aqui no Parque Escola Fundamental já estamos no século XXI!
Entendemos a vida escolar como um processo que envolve muito mais do que o desenvolvimento do cognitivo. Uma criança feliz e bem preparada torna-se um adulto de sucesso e mantém-se consciente do seu papel social como agente transformador. Aqui em nossa escola, alunos e professores são convidados a analisar, questionar e propor. Elaboramos vivências, reformulamos espaços, criamos experiências. Plantamos conexão entre conteúdo e prática. Os alunos, por sua vez, colhem os resultados de uma aprendizagem significativa e são verdadeiramente o elemento central do nosso projeto de ensino.
Formar um aluno capaz de obter sucesso nos principais exames avaliatórios e de ingresso do país é tão importante quanto formar pessoas competentes socioemocionalmente. É o que diz a Base Nacional Comum Curricular e é a premissa na qual acreditamos.
O indivíduo utiliza suas habilidades socioemocionais cotidianamente e são elas que integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser.
Com uma sólida base de formação, o próximo passo é voltar-se para o processo de aprendizagem que deve ser sempre significativo para o aluno. O que se aprende e como se aprende precisa fazer sentido, situá-lo como cidadão do mundo. A partir desse momento, ele torna-se capaz de inferir, criar hipóteses e analisar criticamente todo o conteúdo formal que adquire.
Nossos tempos pedem que os alunos sejam o elemento central do processo de ensino-aprendizagem. É preciso buscar uma conexão verdadeira com esses alunos que são nativos-digitais, uma geração que nasceu num mundo completamente diferente do mundo dos pais e que vai enfrentar demandas que ainda nem conhecemos, demandas de uma época em que tudo muda muito rápido.
Nossa proposta de Aprendizagem Ativa tem o objetivo de tirar o estudante da sua zona de conforto, tornando-o ativo e personagem principal do seu próprio processo de aprendizado. O aluno tem sua curiosidade instigada e é levado a se mobilizar e descobrir conteúdos e habilidades, tendo os mestres e os tutores como mediadores do processo
O foco não é fornecer respostas prontas, mas sim ensinar o raciocínio – competência que será necessária sempre, seja no Ensino Médio, na Universidade, na vida profissional ou pessoal. A grande habilidade do século é a capacidade de resolução dos problemas e nossos alunos são preparados para isso todos os dias.
Os mestres e os tutores são capacitados para promover o debate de ideias, ajudar na construção de argumentos baseados em fatos, sintetizar pensamentos e validar emoções. Através da escuta ativa, promovem e estimulam o respeito aos diferentes saberes.
Quando um profissional oferece a uma criança um olhar mais amplo, que respeita suas individualidades e ajuda a conectar conteúdos com conceitos de vida práticos, todos ganham. Quando permitimos que esse aluno vivencie experiências fora da sala de aula, ele consegue encontrar sentido naquilo que lhe é proposto dentro dela.
É o movimento de encontrar beleza na ciência, de conectar conceitos de matemática durante a aula de artes, de aprender sobre geografia enquanto faz culinária, de reconhecer ecossistemas enquanto cuida de uma horta.
Os tutores são profissionais contratados para desenvolver projetos, módulos e oficinas dentro do domínio que detêm sobre sua área de conhecimento específica (Exatas, Humanas, Biológicas, Linguagem, Artes e Esportes) corroborando com aprendizagens significativas, transformando sua sala em um grande laboratório, uma oficina de ideias ou de práticas de construção do conhecimento para cada conteúdo ou habilidade, conectando hipóteses e criando conhecimento.
Os projetos são elaborados a partir de questionamentos e temas trazidos pelo próprio interesse do aluno, mas também a partir de itens das matrizes de habilidades e conteúdos que incluem todos os componentes curriculares ditados pela Base Comum Nacional. Tal proposta promove autonomia e oferece uma experiência de aprendizado ativo, criativo e positivo.
Temos tutores para as áreas de:
Programa Bilíngue
Ciências Biológicas
Ciências Exatas
Ciências Humanas
Artes (música, teatro, artes plásticas)
Culinária
Práticas da Cultura Corporal

MATRÍCULAS ABERTAS!

Entre em contato conosco pelo Whatsapp. Responderemos o mais breve possível.

Endereço:

Av. Barão de Mauá, 290 – Jd. Chácara Inglesa, São Bernardo do Campo/SP