Vários estudos já apontam a importância da natureza e do brincar ao ar livre para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: intelectual, emocional, social, físico e até espiritual.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, por exemplo, mostra que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em todas as áreas de aprendizado: matemática, estudos sociais, ciências e linguagem.

Subir em árvores, correr, dar cambalhota e pisar na grama faz com que a criança se conheça, gaste energia e use seu corpo. Experiências ricas em aprendizado, que fazem os pequenos desenvolverem autonomia, experimentando e avaliando os riscos que querem correr.

As brincadeiras ao ar livre estimulam a criatividade, já que os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos naturais. Elas são a base para a formação de cidadãos melhores, que entendem e respeitam as diferenças, o meio ambiente e o ciclo da vida dos seres vivos do planeta. Além de proporcionar mais movimento – o que diminui os índices de obesidade infantil e uma maior consciência sobre sua própria alimentação e conceitos como: dividir, ajudar e resolver problemas de maneira criativa.

Do ponto de vista da criança, a natureza é o meio no qual ela poderá estar mais livre e conectada com sua própria essência.

Texto escrito por Parque Escola

Parque Escola