Onde tem uma criança, tem um pai ou uma mãe falando: fica quieto, não mexe aí, cuidado, não sobe, vai cair, senta só 5 minutinhos, você não cansa? Criança não para quieta. E isso é bom. Pode ser cansativo para pais e professores, mas para a criança é essencial se mexer. É na primeira infância que os pequenos descobrem o mundo e essa descoberta não é apenas mental, cognitiva. Ela é física também.

O contato físico, correr, subir, pular, se jogar, se movimentar: a criança usa tudo isso para aprender sobre seus limites, sobre a capacidade do seu corpo, sobre seu potencial.

Além disso elas precisam gastar energia. Por isso a importância da escola (e dos pais também) sempre pensarem em brincadeiras que usam o corpo inteiro e que permitam a elas extravasarem a potência de vida que carregam. Diversos estudos relatam que crianças que passam muito tempo sentadas, quietas, podem desenvolver diversos problemas motores, além de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Ao não gastar a energia que têm, as crianças ficam mais ansiosas e com dificuldade de concentração.
Cada criança traz em si a sua própria sabedoria. Elas sabem do que precisam, mesmo que ainda não saibam verbalizar a sua necessidade. E para elas é essencial mover-se.

Uma criança que não para quieta é uma criança normal. Uma criança que testa seus próprios limites é uma criança normal.

Cabe aos adultos oferecer espaços e oportunidades para que ela possa movimentar-se, correr, saltar. E também estar ao lado para orientar sobre possíveis riscos.
O Parque Escola se orgulha de ser um espaço que permite o livre movimentar-se dos pequenos. Um local onde eles podem correr, subir, descer livremente. Onde eles aprendem a superar obstáculos: escadas, terreno com desníveis, brinquedos de equilíbrio.

Aqui a criança é vista na sua integralidade: corpo, mente e alma. Juntos nos esforçamos para desenvolver e oferecer crescimento em todos os âmbitos.

Texto escrito por Ana Castro

Parque Escola